O diálogo perfeito não existe. Buscar que seja extremamente polido e seguir uma cartilha nos distancia ainda mais da qualificação dessas conversas.
CASE
POR QUE FUNCIONA?
A Anistia Internacional traz à discussão questões sociais que são de todos usando dados concretos e conteúdos que dão o peso que a questão realmente tem para quem sofre por ela, aproximando, assim, o público geral dessa realidade.
MARCAS
Não romantize diálogos e fomente a compaixão. Diferente da empatia (se colocar no lugar do outro) – que pode ser irreal quando vivemos realidades tão distantes – a compaixão foca na compreensão da dor para aliviá-la.
O melhor diálogo não é o ideal, é o possível. O diálogo não tem que ser bonitinho, fofinho, amoroso e tudo dar certo sempre.”
Ao se posicionar, é importante evitar alguns termos e discursos muito viscerais e que acabam despertando emoções que levam as pessoas ao amor ou ao ódio. Rótulos, por exemplo, são capazes de afastar possibilidades de conversas produtivas.
CASE
POR QUE FUNCIONA?
Heineken se posiciona a favor de uma pauta inclusiva, mas faz questão de mostrar que essa inclusão não deve gerar uma disputa entre os grupos, e sim uma melhor experiência por meio da união e diálogo.
MARCAS
A maioria dos consumidores buscam por marcas que se posicionam, mas quando é importante tomar partido?
– Em caso de crime de ódio ou preconceito;
– Em prol de uma mudança positiva;
– Para gerar movimentos construtivos;
– Quando é algo que afeta diretamente seu público e o coloca numa situação de vulnerabilidade.
De resto, verifique sempre se você não está colocando alguém em uma situação constrangedora. Pode ser que esteja.
A gente não falava de feminismo. Se é isso que incomoda, eu trago as pautas. Não vamos nas palavras de gatilhos, vamos ao redor, o que precisa ser falado vai ser falado.”
CASE
POR QUE FUNCIONA?
As celebridades atraem as pessoas para a conversa e mostram diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto com leveza.
– SAIA JUSTA, O amor e preconceitos: as diferenças nos relacionamentos.
MARCAS
Além de usar influenciadores como mediadores de diálogos, compreenda seu próprio poder de influência e aja como mediador.
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Algumas estratégias para uma boa mediação:
Bola baixa: Fomentar a reflexão e a troca de dados.
Liga-lados: Trazer pontos de conexão entre os dois lados antes da discussão.
Ouvir > Falar: Garantir que haja respeito e escuta entre as partes em todos os momentos.
É importante estabelecer limites para que diferentes perfis sintam-se respeitados e à vontade para opinar e participar do debate. O estabelecimento de regras pode acontecer via mediador ou até mesmo via os próprios participantes da conversa.
CASE
POR QUE FUNCIONA?
Uma marca de cerveja, como a Heineken, rompeu bolhas fomentando conversas entre pessoas com crenças diferentes usando regras como ponto de partida.
– HEINEKEN: Heineken Worlds Apart OpenYourWorld 1.
MARCAS
Crie regras para proporcionar ambientes favoráveis a trocas saudáveis. Como ponto de partida, traga-as também para as conversas internas das equipes e stakeholders.
Eu vou chamar de método, mas me refiro a regras bem estabelecidas, de que a regra é essa e está sendo sempre reforçada. […] São as regras de etiqueta que falava antigamente, não precisava dizer em todas as conversas, mas como dá uma esquecida a gente precisa relembrar
em cada conversa.”
Bolhas de diálogo são mais facilmente rompidas em ambientes com diversidade de pessoas e pontos de vista.
CASE
POR QUE FUNCIONA?
MARCAS
A diversidade no quadro de funcionários e em ações e eventos de marca é fundamental para fomentar conversas mais plurais entre as pessoas e conectá-las entre si pela sua marca.
MARCAS
Eu acho que seria bom as marcas não ajudarem a piorar. As empresas estão polarizando, entrando no jogo por publicidade. As empresas estão vestindo essa simbologia e isso só piora.”
A conexão via maternidade gera afeto e permite que a conversa entre mães com posicionamentos opostos aconteça de forma saudável.
CASE
POR QUE FUNCIONA?
A conexão via maternidade gera afeto e permite que a conversa entre mães com posicionamentos opostos aconteça de forma saudável.
MARCAS
Ajude o brasileiro a se conectar por meio do afeto e de questões humanas. Escolha temas conectores para gerar afeto e criar pontes entre seu público.
A gente tenta escolher as palavras para partir de onde a gente compartilha a experiência humana porque a gente sente dor, fica sozinho, tem medo […], na dificuldade de ser humano.”
– ENTREVISTA COM ESPECIALISTA, Brasil de Bolhas, 2022
A mudança deve acontecer de dentro para fora, acolhendo as divergências e fomentando discussões produtivas entre diferentes perfis de pessoas nas situações cotidianas e simples da vida.
CASE
POR QUE FUNCIONA?
Vivo traz a discussão sobre a importância de iniciativas de preservação do meio ambiente, apontando soluções e se colocando como o primeiro exemplo.
MARCAS
Marcas não podem mais só falar e não fazer, por isso comece sua transformação por meio da cultura interna.
Eu preciso de equipes diversas que dialoguem, então, se a empresa promove diálogos dentro dela, promove cidadãos mais capacitados para o mundo. Prometer o diálogo dentro das empresas seria muito transformador.”
CONTESTADORES
Abordagem direta
Dados e informações confiáveis;
Abertura exigida.
IMPOSITIVOS
Credibilidade pela tradição;
Pontos de concordância;
Escuta manifestada.
ISENTOS
Explicações respeitosas;
Histórias que emocionam;
Pautas do momento.
RÍGIDOS
Comunicação não impositiva;
Ambientes e situações familiares;
Crenças respeitadas.
IDEALISTAS
Linguagem jovem;
Impacto positivo da mensagem;
Ações como comunicação.
MAS LEMBRE-SE:
AGORA É COM VOCÊS.