– PESQUISA QUANTITATIVA,
Brasil de Bolhas, 2022
43,7%
dizem detestar
perder uma
Discussão.
MULHERES
HOMENS
2º
Grupo com
maior taxa
de jovens.
Grupo com a
maior taxa de
pessoas brancas.
BRANCOS
2º
Grupo com
maior classe
social
2º
Grupo que mais reside
nas capitais e regiões
metropolitanas.
SUDESTE
Grupo com maior
concentração de pessoas
que residem no Sudeste.
Esse perfil é menos influenciado pelos laços de sangue e possui uma relação mais próxima de conversa e troca com amigos.
Este grupo apresenta menor religiosidade que a média:
Alto grau de escolaridade. Esse é o perfil com a segunda maior taxa de pessoas com ensino superior.
Seguem as marcas e querem vê-las agindo mais, principalmente de dentro para fora. Buscam alinhamento político com as marcas que consomem e cobram delas um posicionamento que não seja neutro.
Seguem as marcas
São os que mais usam o Twitter e o Instagram. Para conversar com pessoas que pensam diferente:
A campanha do Burger King que trata sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil traz dados de fontes confiáveis de uma maneira didática e direta. O filme desperta a curiosidade e fala direto com o consumidor, mostrando, assim, o posicionamento da empresa.
58,9%
MULHERES
HOMENS
Grupo com a
maior percentual de pessoas heterossexuais.
HETEROSSEXUAIS
DEMAIS REGIÕES
Grupo com menor concentração no Sudeste e maior nas outras regiões.
Esse perfil é o segundo mais influenciado pela família em relação ao seu posicionamento.
Apesar de serem menos fervorosos, levam os conceitos da religião para discussões políticas e são viscerais quando demonstram seus pontos por meio de argumentos baseados nas interpretações da bíblia.
São
evangélicos /
protestantes.
Esse perfil possui o menor índice de escolaridade de todos os grupos.
Já entraram numa
universidade.
É um público que se conecta culturalmente com aqueles que compartilham a mesma visão política e usam seus critérios morais para apoiar ou boicotar qualquer ato cultural.
Para se informar e dialogar, são os que mais usam o WhatsApp e o Telegram e utilizam as redes sociais para fazer campanhas contra causas nas quais não acreditam.
É o perfil mais aberto e próximo das marcas. Para eles, é importante que as marcas tenham um posicionamento alinhado ao seu e que sejam contra o politicamente correto.
Para conversar com pessoas que pensam diferente:
A campanha da XP “Investir Transforma” se conecta com o público pela história de superação do maestro João Carlos Martins, uma pessoa mais velha e que inspira confiança e credibilidade. Em poucos segundos, o filme consegue transmitir a mensagem de forma mais visceral.
– XP INVESTIMENTOS. Investir Transforma, Maestro João Carlos Martins.
68,2%
evitam se envolver em
discussões políticas.
MULHERES
HOMENS
É o segundo grupo com maior concentração de pessoas na classe C.
2º
SUL
Mesmo que pouco, quando conversam sobre temas sociopolíticos, geralmente é em família que sentem ser um espaço mais confortável e seguro.
Este grupo é mais evangélico do que a média e são influenciados por alguns conceitos da bíblia para assuntos de ordem moral e política.
Esse perfil apresenta escolaridade mais baixa do que a média.
Já entraram numa
universidade.
É um perfil que tem mais interesse pela cultura internacional e pela cultura brasileira mainstream.
É o grupo menos ativo
nas redes sociais.
É o perfil menos aberto e engajado com o trabalho de marcas em relação ao meio social e pouco acreditam que elas podem colaborar na melhora dos diálogos entre as pessoas.
Para conversar com pessoas que pensam diferente:
A campanha da Nike “Novas Fadas” foi lançada no auge das Olimpíadas de 2020, com a medalhista Rayssa Leal, de apenas 13 anos. A campanha engajou o público por meio de uma campanha inspiradora, sensível e que se conecta afetivamente com a maior parte das pessoas.
– NIKE. Novas Fadas, Vai no Novo.
59,8%
MULHERES
HOMENS
Grupo com a
maior percentual de pessoas heterossexuais.
HETEROSSEXUAIS
Grupo com
maior taxa de pessoas pretas e pardas.
PRETOS E PARDOS
Geralmente são mais ligados à família do que a amigos e, por isso, o ciclo familiar acaba sendo o mais presente e influente em suas vidas.
Costumam levar com muita rigidez os conceitos da religião para suas vidas social e política.
Esse perfil apresenta a segunda menor taxa de escolaridade.
A religião, a família e a tradição são questões fundamentais e inquestionáveis para este grupo, que ocupa um lugar central em todos os âmbitos de sua vida, incluindo a cultura.
É o segundo perfil menos ativo nas redes sociais:
Apesar de não buscarem tanto saber qual o posicionamento político das marcas que consomem, ao serem impactadas por algo que não esteja alinhado às suas crenças e valores, acabam as rejeitando completamente.
A campanha da Renner de Dia das Mães mostra o modelo de maternidade mais tradicional na sociedade, mantendo valores que são valiosos para seu público e que o fará se conectar com a mensagem afetiva que o filme traz.
– RENNER. Dia das mães.
63,7%
MULHERES
HOMENS
LGBTQIA+
Grupo com maior concentração de pessoas que residem nas capitais. [56,8%]
Possuem vínculos próximos de diálogo com seu ciclo de amigos e, por isso, são mais influenciados por estes do que pela família no que se trata de questões morais e sociopolíticas.
Este grupo apresenta os dados de menor religiosidade entre todos os perfis estudados.
Esse é o perfil com a maior taxa de pessoas com ensino superior (completo ou incompleto):
Este perfil costuma ter mais contato com diferentes perfis de pessoas em seu dia a dia, isso traz uma noção maior da importância da inclusão e diversidade como solução para furar bolhas.
Apesar de serem ativos nas redes sociais, para se informar, são os que menos as usam.
Querem ver as marcas atuando mais e procuram ativamente saber como elas estão colaborando com a sociedade e se suas ações estão alinhadas com a cultura interna. São os que mais buscam alinhamento político
com as marcas que seguem e acompanham.
A campanha da marca Patagônia conta sua história e fala sobre o seu propósito enquanto convida o público a questionar suas próprias ações. A campanha conversa diretamente com quem se conecta com os mesmos valores.