COMPARANDO

CONTESTADORES

_11,5%

QUEM SÃO

Querem ganhar
discussões.

Ficam na bolha.

Maior concentração
na região Sudeste.

INFLUÊNCIAS

Amigos como influência.

Baixa religiosidade.

Alto grau de escolaridade.

Cultura como ferramenta
de inserção social.

REDES E MARCAS

Mais ativos nas
redes sociais.

Querem ver as marcas
se posicionando e
agindo mais.

IMPOSITIVOS

_4,5%

QUEM SÃO

Querem combater quem
pensa diferente.

São mais viscerais.

Maior concentração
de pessoas entre
30 e 44 anos.

Maior concentração
de classes baixas.

INFLUÊNCIAS

Família como influência.

Religião Expandida.

Menor escolaridade.

Conexão cultural por meio
da ideologia política.

REDES E MARCAS

Redes sociais
como canal
informativo.

Querem que as
marcas tenham um
posicionamento igual
ao seu.

ISENTOS

_43,1%

QUEM SÃO

Não querem se envolver
em discussões polêmicas.

Pouco interessados em noticias sobre o cenário político, cultural e
ambiental do Brasil.

Maior concentração de
pessoas acima de 45 anos.

INFLUÊNCIAS

Pouco influenciados.

Religião é importante.

Baixa escolaridade.

Cultura mainstream,
não política.

REDES E MARCAS

Pouco ativos nas
redes sociais.

São pouco engajados
com as marcas.

RÍGIDOS

_13,3%

QUEM SÃO

São as que menos
acreditam ser possível ter
um diálogo saudável com
pessoas que pensam
diferente.

Maior concentração de
pessoas no interior.

Alta concentração
nas classes C, D e E.

INFLUÊNCIAS

Família como influência.

Religiosos fervorosos.

Baixa escolaridade.

Cultura mainstream,
não política.

REDES E MARCAS

6

Redes sociais limitadas.

Possuem baixa
interação com as
marcas, mas rejeitam
as que não pensam
como eles.

IDEALISTAS

_27,7%

QUEM SÃO

Abertos a conversar com quem pensa diferente.

Mais ponderados.

Buscam aprendizados.

Maior concentração de:
jovens; moradores das
capitais; classes altas.

INFLUÊNCIAS

familia 4

Amigos como influência.

educação 4

Mais céticos.

escolaridade 3

Maior escolaridade.

cultural 2

Diversidade para furar bolhas.

REDES E MARCAS

Redes sociais para propagar o que acreditam.​

Esperam das marcas posicionamentos e
ações coerentes a eles.

3

Todo mundo pode começar a construir diálogos
mais saudáveis,
e as marcas podem ter um papel transformador nesta construção.

Mapeamos 8 recomendações gerais para pessoas e marcas.

2.POSICIONAMENTO SEM GATILHOS SEGREGADORES

Ao se posicionar, é importante evitar alguns termos e discursos muito viscerais e que acabam despertando emoções que levam as pessoas ao amor ou ao ódio. Rótulos, por exemplo, são capazes de afastar possibilidades de conversas produtivas.

CASE

POR QUE FUNCIONA?

Heineken se posiciona a favor de uma pauta inclusiva, mas faz questão de mostrar que essa inclusão não deve gerar uma disputa entre os grupos, e sim uma melhor experiência por meio da união e diálogo.

MARCAS

A maioria dos consumidores buscam por marcas que se posicionam, mas quando é importante tomar partido?

– Em caso de crime de ódio ou preconceito;

– Em prol de uma mudança positiva;

– Para gerar movimentos construtivos;

– Quando é algo que afeta diretamente seu público e o coloca numa situação de vulnerabilidade.

De resto, verifique sempre se você não está colocando alguém em uma situação constrangedora. Pode ser que esteja.

A gente não falava de feminismo. Se é isso que incomoda, eu trago as pautas. Não vamos nas palavras de gatilhos, vamos ao redor, o que precisa ser falado vai ser falado.”

– ENTREVISTA COM ESPECIALISTA, 
Brasil de Bolhas, 2022

3. MEDIADORES FORMADOS

Pessoas comuns e influenciadores (sejam eles digitais ou não) como mediadores de diferentes pontos de vista é uma maneira poderosa para construção de pontes.
A presença deste papel garante conversas mais produtivas e respeitosas.

CASE

POR QUE FUNCIONA?

As celebridades atraem as pessoas para a conversa e mostram diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto com leveza.

– SAIA JUSTA, O amor e preconceitos: as diferenças nos relacionamentos.

MARCAS

Além de usar influenciadores como mediadores de diálogos, compreenda seu próprio poder de influência e aja como mediador.

76,7%

gostariam de participar de discussões e/ou assistir a elas, mediadas por influenciadores e youtubers.

– PESQUISA QUANTITATIVA, 
Brasil de Bolhas, 2022

Algumas estratégias para uma boa mediação:

Bola baixa: Fomentar a reflexão e a troca de dados.

Liga-lados: Trazer pontos de conexão entre os dois lados antes da discussão.

Ouvir > Falar: Garantir que haja respeito e escuta entre as partes em todos os momentos.

4. REGRAS ESTABELECIDAS

É importante estabelecer limites para que diferentes perfis sintam-se respeitados e à vontade para opinar e participar do debate. O estabelecimento de regras pode acontecer via mediador ou até mesmo via os próprios participantes da conversa.

CASE

POR QUE FUNCIONA?

Uma marca de cerveja, como a Heineken, rompeu bolhas fomentando conversas entre pessoas com crenças diferentes usando regras como ponto de partida.

– HEINEKEN:,  Heineken Worlds Apart OpenYourWorld 1.

MARCAS

Crie regras para proporcionar ambientes favoráveis a trocas saudáveis. Como ponto de partida, traga-as também para as conversas internas das equipes e stakeholders.

Eu vou chamar de método, mas me refiro a regras bem estabelecidas, de que a regra é essa e está sendo sempre reforçada. […] São as regras de etiqueta que falava antigamente, não precisava dizer em todas as conversas, mas como dá uma esquecida a gente precisa relembrar
em cada conversa.”

– ENTREVISTA COM ESPECIALISTA, 
Brasil de Bolhas, 2022

5. TROCAS PLURAIS

Bolhas de diálogo são mais facilmente rompidas em ambientes com diversidade de pessoas e pontos de vista.

CASE

POR QUE FUNCIONA?

Em suas diversas ações, a Red Bull busca sempre unir diferentes
pontos de vista em torno da
diversão, da inovação e transformação, seja ela social,
cultural ou do mais puro
entretenimento, como mostram as iniciativas Amaphiko, Station e
Flugtag.

MARCAS

A diversidade no quadro de funcionários e em ações e eventos de marca é fundamental para fomentar conversas mais plurais entre as pessoas e conectá-las entre si pela sua marca.

6. discursos responsáveis

É comum pessoas polemizarem pautas e assuntos apenas com o objetivo de gerar discordâncias e chamar atenção. Esse tipo de estratégia até pode ganhar alcance no curto prazo, mas não contribui para um ambiente saudável.

MARCAS

Muitas marcas acabam fazendo humor em cima de determinada situação para entrar na onda e aproveitar o awareness. Tenha responsabilidade e ética ao entrar nas conversas e não opte pelo caminho mais fácil.

Eu acho que seria bom as marcas não ajudarem a piorar. As empresas estão polarizando, entrando no jogo por publicidade. As empresas estão vestindo essa simbologia e isso só piora.”

– ENTREVISTA COM ESPECIALISTA, 
Brasil de Bolhas, 2022

7. AFETO COMO FIO CONDUTOR

A conexão via maternidade gera afeto e permite que a conversa entre mães com posicionamentos opostos aconteça de forma saudável.

CASE

POR QUE FUNCIONA?

A conexão via maternidade gera afeto e permite que a conversa entre mães com posicionamentos opostos aconteça de forma saudável.

– SPOTNIKS.  Colocamos uma MÃE CONSERVADORA e uma MÃE PROGRESSISTA para conversar (sem que elas soubessem).

MARCAS

Ajude o brasileiro a se conectar por meio do afeto e de questões humanas. Escolha temas conectores para gerar afeto e criar pontes entre seu público.

A gente tenta escolher as palavras para partir de onde a gente compartilha a experiência humana porque a gente sente dor, fica sozinho, tem medo […], na dificuldade de ser humano.”

– ENTREVISTA COM ESPECIALISTA, 
Brasil de Bolhas, 2022

8. DISCURSOS E AÇÕES COERENTES

A mudança deve acontecer de dentro para fora, acolhendo as divergências e fomentando discussões produtivas entre diferentes perfis de pessoas nas situações cotidianas e simples da vida.

CASE

POR QUE FUNCIONA?

Vivo traz a discussão sobre a importância de iniciativas de preservação do meio ambiente, apontando soluções e se colocando como o primeiro exemplo.

MARCAS

Marcas não podem mais só falar e não fazer, por isso comece sua transformação por meio da cultura interna.

Eu preciso de equipes diversas que dialoguem, então, se a empresa promove diálogos dentro dela, promove cidadãos mais capacitados para o mundo. Prometer o diálogo dentro das empresas seria muito transformador.”

– ENTREVISTA COM ESPECIALISTA, 
Brasil de Bolhas, 2022

Antes de nos despedirmos,
vamos lembrar de todas dicas práticas e recomendações
trazidas pelo estudo?

MECANISMOS

COMPORTAMENTAL
Vivências e
histórias reais
VISCERAL
Aceitação
e respeito
REFLEXIVO
Dados e informações
na mesa

AMBIENTES

DIGITAL
Referências além
das redes sociais.

Aplicação da situação
no off-line.
FÍSICO
Espaços menores
e seguros.

Conversas
cotidianas.

PERFIS

CONTESTADORES@300x

CONTESTADORES

ROXO

Abordagem direta

ROXO

Dados e informações confiáveis;

ROXO

Abertura exigida.

IMPOSITIVOS@300x

IMPOSITIVOS

AMARELO

Credibilidade pela tradição;

AMARELO

Pontos de concordância;

AMARELO

Escuta manifestada.

ISENTOS@300x

ISENTOS

AGUA

Explicações respeitosas;

AGUA

Histórias que emocionam;

AGUA

Pautas do momento.

RÍGIDOS@300x

RÍGIDOS

LARANJA

Comunicação não impositiva;

LARANJA

Ambientes e situações familiares;

LARANJA

Crenças respeitadas.

IDEALISTAS@300x

IDEALISTAS

ROSA

Linguagem jovem;

ROSA

Impacto positivo da mensagem;

ROSA

Ações como comunicação.

RECOMENDAÇÕES

MAS LEMBRE-SE:

Como um grande deck de cartas à sua disposição, as técnicas e as recomendações para qualificar diálogos podem ser utilizadas da forma que bem entender.

AGORA É COM VOCÊS.

Preparados para construir melhores diálogos e romper as bolhas que nos cercam?

Esse estudo foi idealizado e realizado pela Koga, a unidade de estudos comportamentais e estratégia da DOJO.

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho?
Entre em contato com a gente. 

koga@dojo.do

Descubra qual é o seu perfil de comunicação.
Faça o quiz e compartilhe:

Todos os direitos reservados.